Casa Perini Espumante Charmat Prosecco

Recomendação Tintos&Tantos

Casa Perini Espumante Charmat Prosecco

O Brasil já tem mais de um século de tradição na produção de vinhos espumantes, e se hoje temos rótulos com reconhecimento internacional, é graças não apenas a um terroir favorável, mas aos produtores locais empenhados em produzir vinhos de qualidade!

A Casa Perini é uma das vinícolas mais importantes do Brasil. E é quem produz esse espumante de excelente relação custo X benefício, que provamos, aprovamos e recomendamos aos nossos leitores!

Esse é um espumante produzido exclusivamente com a conceituada uva Prosecco, a mesma uva que produz os famosos espumantes do norte da Itália, que levam esse nome. Mas lá, contudo, essa uva passou a ser chamada de Glera, justamente a fim de diminuir as inevitáveis confusões entre o nome da uva e da denominação de origem.

Aqui no Brasil praticamente não se usa o nome Glera, mas a Prosecco às vezes é chamada no sul do país pelo nome Biancheta Bonoriva, em referência a sua cor branca e a sua precocidade na brotação.

Mas aqui vai uma ressalva importante: não é incomum ouvir quem se refira a qualquer espumante, exceto Champagne, como sendo um Prosecco. Isso não faz sentido, já que pode ser um vinho espumante que sequer tenha sido elaborado com essa uva.

Mas vamos ao nosso Prosecco, o Casa Perini Espumante Charmat Prosecco.

Ele é produzido pelo método Charmat, no qual a segunda fermentação (responsável pela transformação do vinho tranquilo em espumante) acontece em cubas de aço, e propicia a obtenção de vinhos espumantes com aromas mais frutados, e com borbulhas que tendem a ser mais evidentes.

O Casa Perini Espumante Charmat Prosecco tem um visual bem interessante, apresentando delicadas borbulhas bastante duradouras, em um vinho límpido de cor palha.

No nariz ele é muito prazeroso, lembrando frutas de caráter mais cítrico, como maçã verde e até um pouco de abacaxi, além de ter notas florais, também.

Na boca ele traz um pouco de cremosidade, e é deliciosamente seco, sendo classificado segundo a legislação vigente no Brasil como Brut, o que significa ter entre 8 e 15 gramas de açúcar residual por litro. 

O Casa Perini Espumante Charmat Prosecco é um vinho muito refrescante e fácil de beber, de acidez bastante equilibrada, e que apresenta 11,6% de teor alcoólico.

Na nossa opinião, um espumante para ser apreciado a aproximadamente 7°C. Essa é uma boa temperatura para ele ser refrescante como é e liberar os aromas frutados que possui.

Esse vinho acompanha bem todas as opções de queijos (o que não é tarefa fácil, acredite), e também é um excelente par para nozes, castanhas, amêndoas... Nossa sugestão é aproveitar essa boa sintonia e servir o Casa Perini Espumante Charmat Prosecco na hora dos aperitivos. Mas, sinceramente, você não fará feio com ele durante a refeição. Sério.

Para encerrar, se quiser saber quais são os outros métodos, além do Charmat, para a produção de espumantes, clique aqui.

E, se quiser conhecer um outro espumante da Casa Perini que também recomendamos, mas que é bem diferente desse em muitos aspectos, clique aqui.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Artigos mais lidos

Você está em