Cantucci, per tutti!

O Cantuccio é um biscoito típico da Toscana, ideal para ser servido ao final da refeição. Os Cantucci (plural de Cantuccio), ou os Cantuccini, como também são chamados, são ainda mais charmosos quando feitos artesanalmente! Experimente!

Dizem que os Cantucci existem desde a Idade Média, mas a receita mais antiga da qual se tem conhecimento é do século 18, e está guardada no Archivio di Stato di Prato.

 Rendimento

60 unidades

 Ingredientes

.  250 g de açúcar
.  250 g de farinha de trigo
.  150 g de amêndoas com casca
.  2 ovos grandes
.  ½ colher (de chá) de raspas de casca de laranja
.  ½ colher (de café) de essência de baunilha
.  ½ colher (de café) de fermento seco
.  1 pitada de sal
.  manteiga para untar

 Modo de Preparo

Aqueça o forno em 180°C.

Corte grosseiramente as amêndoas, ou passe-as rapidamente pelo processador, na função “pulsar”, e reserve-as.

Em uma tigela, coloque a farinha, os ovos, o fermento, o açúcar, a casca de laranja, a essência de baunilha e o sal. Bata na batedeira usando o acessório em formato de gancho, até obter uma pasta lisa. Acrescente as amêndoas, incorporando-as à massa.

Divida a massa em 4 porções iguais. Em uma mesa enfarinhada, abra cada porção com as mãos, formando um rolo estreito de 15 cm de comprimento, e coloque os rolos em assadeira untada com manteiga e farinha. Asse por 15 minutos. Retire do forno, e corte os rolos ainda quentes em diagonal (se estiverem frios ficam quebradiços), fazendo fatias de 1 cm de espessura (cada rolo deve dar aproximadamente 15 biscoitos).

Arrume os biscoitos cortados em uma assadeira (que não precisa estar untada), e leve-os de volta ao forno, por 20 a 25 minutos. Após os primeiros 10 minutos, vire os biscoitos para que eles assem por igual.

 Harmonização

Tradicionalmente, na Itália, o Cantuccio é servido com o Vin Santo, sendo inclusive, mergulhado no vinho! Se quiser saber mais sobre esse vinho, clique aqui.

Mas essa tradição nos leva, então, a crer que esse é um biscoito que harmoniza muito bem, ao final da refeição, com vinhos de sobremesa em geral. E, por que não, também, com uma xícara de café? A combinação tanto é boa que é servida em alguns bons restaurantes.

Uma curiosidade: o termo biscoito, ou biscotto em italiano, vem do latim “bis coctus”, que significa cozido duas vezes, em função dessa segunda passagem pelo forno, que tem por objetivo secar a massa, aumentando o seu tempo de conservação.

Por último, uma dica: esse pode ser um presente muito simpático para agradecer aquele convite para jantar na casa de amigos. É fácil de fazer, e vai ser no mínimo gentil e surpreendente, você não acha?




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em